Home » Mundo! » Dinheiro de crianças doentes pode ter sido usado para cobertura de luxo de cardeal do Vaticano

Dinheiro de crianças doentes pode ter sido usado para cobertura de luxo de cardeal do Vaticano

tarcisio-bertone-20130209-76-original

Escândalo na Igreja Católica – e o assunto não poderia ser mais grave. Tanto que não havia mais remédio para o Vaticano, a não ser abrir uma investigação judicial com urgência para determinar se o cardeal Tarcisio Bertone estava a par de que 200.000 euros (820.000 reais) empregados na reforma de sua cobertura de luxo procediam de fundos doados para o funcionamento do hospital pediátrico Bambino Gesù (Menino Jesus).

Segundo uma revista semanal italiana, os juízes do Vaticano dispõem de cartas nas quais Bertone agradece expressamente aos diretores pela contribuição da Fundação Bambino Gesù à restauração de sua cobertura.

Vizinhos com pensamentos diferentes

O cardeal Tarcisio Bertone foi secretário de Estado durante o pontificado de Bento XVI. Foi considerado o “número dois do Vaticano”.

O total gasto na reforma de sua cobertura de luxo, de 700 metros quadrados, foi de 422.000 euros, cerca de 1,75 milhões de reais.

Antes da chegada do Papa Francisco, era normal que cardeais dispusessem de grandes apartamentos, dentro ou fora dos muros da cidade do Vaticano, e de regalias como carros oficiais, secretários e ajudantes para as tarefas domésticas. As diretrizes mudaram com o papado de Francisco, mas Bertone resiste em endossar a mensagem de “uma Igreja pobre a serviço dos pobres”. Francisco mora numa residência de 70 metros quadrados.

One thought on “Dinheiro de crianças doentes pode ter sido usado para cobertura de luxo de cardeal do Vaticano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *