Home » Saúde e Comportamento! » OMS: Bebidas muito quentes “provavelmente” causam câncer

OMS: Bebidas muito quentes “provavelmente” causam câncer

metaconto-cafc3a9

As bebidas muito quentes “provavelmente” causam câncer de esôfago, segundo a Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer (IARC, na sigla em inglês), que faz parte da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Os resultados sugerem que ingerir bebidas muito quentes pode ser uma causa de câncer de esôfago e é a temperatura, mais do que a bebida em si, que parece ser a responsável”, disse Christopher Wild, diretor do IARC, à agência AFP. A OMS revisou mais de mil estudos científicos sobre a possibilidade de que o café e o mate provoquem câncer. As duas substâncias foram classificadas como “possivelmente cancerígenas para os humanos” em 1991, quando foi realizada a última avaliação.

Agora, a agência afirma que não existem evidências de que o café e o mate sozinhos provoquem câncer. Mas diz que ingerir essas e outras bebidas a uma temperatura de 65 graus centígrados pode provocar câncer de esôfago.

Dana Loomis, um dos responsáveis pelo relatório, disse que começaram a realizar o estudo por conta das taxas anormalmente altas de câncer de esôfago em países nos quais habitualmente são consumidas bebidas muito quentes, informou à AP. Até mesmo a temperaturas menores do que 60 graus os líquidos danificam o tecido do aparelho digestivo, o que poderia causar tumores, apesar das provas serem limitadas, disse Loomis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *