Home » Tecnologia! » Apple recupera uma tonelada de ouro de iPhones e iPads reciclados em 2015

Apple recupera uma tonelada de ouro de iPhones e iPads reciclados em 2015

iphone-6s-ifixit-teardown-1A Apple mostrou pela primeira vez ao mundo o Liam, um robô projetado para desmontar mais de um milhão de celulares por ano a uma velocidade de 62 segundos por aparelho. Antes se levava manualmente sete minutos. Liam conta com uma vantagem em relação a trabalhador normal: ele tem 29 braços independentes.

Todo esse esforço tem dado frutos: foi recuperada uma tonelada de ouro de iPhones, iPads, iPods e computadores reciclados em 2015. Essa quantidade representa cerca de 40 milhões de dólares (aproximadamente 142,7 milhões de reais).

Em um telefone há cerca de 30 miligramas de ouro, segundo o grupo ativista Fairphone, dos quais entre seis e nove se encontram nas placas dos circuitos. Nos computadores, iPads e aparelhos com placas de tamanho maior a quantidade de ouro é ainda superior.

Ouro é só um dos elementos que a Apple tem recuperado. Além da tonelada de ouro, a empresa de Cupertino resgatou três toneladas de prata e duas de estanho, entre outros materiais. Estima-se que sete de cada 10 produtos vendidos pela Apple acabam voltando, em forma de reciclagem, para a companhia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *