Home » Mundo! » 2016 foi o ano mais quente de que se tem registro

2016 foi o ano mais quente de que se tem registro

O ano passado foi o mais quente desde que começaram os registros e o terceiro consecutivo em que a Terra bate os recordes de temperatura registrados, um feito sem precedentes. A Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência das Nações Unidas, confirmou nesta quarta-feira que a temperatura mundial em 2016 se situou 1,1 grau centígrado acima da registrada na era pré-industrial e foi 0,07 grau maior que a constatada em 2015.

No total, 15 dos 16 anos mais quentes de que se tem registro foram neste século. O único ano do século anterior foi 1998.

Os dados confirmam a mudança drástica que a atividade humana está causando no clima global e chegam em um momento de incerteza. A comunidade internacional chegou em 2016 a um acordo histórico contra a mudança climática. Mas o novo presidente dos EUA, Donald Trump, é um negacionista do aquecimento global e disse que poderia tirar seu país do acordo.

Embora o acréscimo da temperatura média tenha se acelerado no final do século XIX, este se acentuou sobretudo nos últimos 35 anos, já que 16 dos 17 anos mais calorosos registrados aconteceram desde 2001. As emissões de gases de efeito estufa são as principais culpadas do aquecimento registrado, assegurou a NASA em um comunicado.

| El País

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *